Crise mundial

Matéria da Folha sobre a Crise

"Em Tóquio, o maior mercado da Ásia, a Bolsa caiu nesta sexta-feira ao seu menor nível desde 1987."

Renato Russo estava certo quando cantava: voltamos a viver como há dez anos atrás ??

Demorou muito para o mundo perceber o quanto o governo Bush foi nocivo para os EUA e para o "resto". A política externa americana, sob o seu governo, foi belicista em tempos onde não há espaço para o belicismo. As torres gêmeas, a suposta "luta contra o terrorismo" e consequentemente a invasão do Iraque, torrando bilhões de dólares dos contribuintes, não terá sido a causa do enfraquecimento da economia do país?

Agora, numa economia globalizada, o efeito dominó começa de novo. Como há dez anos atrás. Antes Ásia. Agora EUA. Renato Russo acertou mais uma vez?

Estará o Brasil preparado para o furacão que se avizinha? Lula diz que sim, mas quem acredita no Lula, que nunca soube de nada?

Para aqueles, que como eu, sempre acreditaram no poder do livre mercado, assisto pasmado o grito desesperado dos mercados mundiais pedindo ajuda do Estado. Não estamos preparados para viver sem o Estado. O neoliberalismo, que tanto defendo, mostra fraquezas preocupantes.

4 comentários:

Francisco Castro disse...

Meu caro Beto, realmente quem estava pesnado que o liberalismo era a solução para tudo agora descobriu que estava redondamente enganado. Por causa da inresponsabilidade de muitas pessoas do mercado financeiro mundial a grande maioria das pessoas irão pagar por isso. Se o Estado não tivesse intervido o caos já estaria implantado nos mais diversos países. Graças ao bom senso dos governantes a economia mundial irá sofrer bastante, mas infinitamente menos do que na ausência da intervenção estatal.
Quanto se as ações da petobrás irá cair mais é muito difícil de falar (quem falar estará dando um chute no escuro), mas tudo indica que deverá cair mais ainda por alguns motivos principais: as perdas finaceiras com a aposta errada no câmbio (não se sabe ainda, mas fala-se em vários bilhões de reais), o efeito da desvalorização do câmbio sobre as importações e a diminuição do preço do petróleo no mercado mundial. Entretanto, existem diversos fatores positivos como a operação de plataforma que irá aumentar muito a produção, incorporação de estaleiros e as perspectivas muito favoráveis em relação ao pre-sal. Mas, o mercado acionário é muito imprevisível e muitas vezes os dados da economia real não são suficientes para dizer que os preços das ações de uma determinada empresa irão aumentar ou diminuir, depende de muitos outros fatores.

Anônimo disse...

Ficam algumas lições da crise dos EUA. Uma delas é que o capitalismo não pode gerar mais crescimento sem que isso seja provisório e artificial, estourando mais cedo ou mais tarde.

Outra lição é que são os ricos que fazem as crises, mas sempre são os pobres que pagam por elas. O resultado é o aumento da exploração, da miséria e das diferenças de classes.

Te convido a visitar o meu blog
www.comideiaseideais.blogspot.com

Gostei muito do teu blog!
Um abraço.

Anônimo disse...

Primeiramente, quero agradecer a tua visita e comentário em meu blog.

Quanto a tua pergunta a respeito de um possível confisco de poupanças, acho pouco provável. Quando me referi neste trecho ""onde o dinheiro do bolso do contribuinte, vai para o bolso dos banqueiros. E acredite, isso já aconteceu aqui no Brasil, e se não forem tomadas decisões rápidas, poderá voltar a acontecer aqui novamente", foi referindo-me ao ocorrido nas quebras de bancos, como o Banco Marca, de Salvatore Cacciola, que era um banco de investidores, e após sua quebra, teve dinheiro do contribuínte, injetado nele a fim de salvá-lo.

O que ocorreu após isso, todos sabemos, Salvatore Cacciola fugiu do Brasil levando o dinheiro, e agora encontra-se preso.

Abraço e esteja convidado a visitar mais vezes o meu blog.

Aliás, gostei muito do teu blog e do conteúdo dele.

http://comideiaseideais.blogspot.com

Anônimo disse...

A propósito, reparei que colocou um link de meu blog aqui no seu, estou incluíndo um link seu em meu blog, ok.(seção blogs não jurídicos)