A escola que não ensina

Editorial da Isto É dessa semana.

Enquanto isso, no Brasil do faz de conta, os números do IBGE (ver aba "Educação",Pg 46) mostram que 97,6% dos jovens com idade entre 7 e 14 anos em 2007 estavam frequentando regularmente a Escola. Ou seja, o desafio do governo FHC, que era colocar todo mundo na Escola foi superado. Conseguimos? Ótimo!

Agora que tá todo mundo lá dentro, vamos fazer o quê?

Progressão continuada para a molecada aqui do Estado de São Paulo! Passa todo mundo! Não deixa bombar! Empurra pra frente! O governo lava as mãos, exibe orgulhosamente o número de matriculados para o mundo, entuba o povão nas salas precárias do país e não ensina. Depois, com as pessoas chegando ao fim do sistema sem saber ler ou, quando sabe, sem entender um texto simples, é empurrado pra dentro da faculdade particular com vestibulares de mentirinha. Se você não tem dinheiro pra fazer faculdade, o Prouni te arruma.

O Brasil continua sendo um país de iletrados. Só que agora com diploma.

4 comentários:

Pod papo - Pod música disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pod papo - Pod música disse...

É isso que o Cristóvam Buarque diz, ele afirma que não adianta fazer faculdade se cada um só quer olhar para o seu umbigo, ter faculdade só para ganhar dinheiro ou só para ser chamado de doutor, esse tipo de educação não vai funcionar. Sobre o comentário que você deixou no meu blog..é por isso que eu não quero fazer faculdade, eu acho que não adianta colocar todo mundo nas salas de aula de uma universidade se ninguém tiver uma visão de melhorar o Brasil, as pessoas não querem ter profissões para ajudar o pooximo, elas só querem ter uma formação por ego e por dinheiro, a propria propaganda das universidades incentiva isso. Assim o Brasil vai continuar na mesma, eu acredito que eu vou conseguir muita coisa nessa minha vida sem fazer faculdade!

Beijinhos!

O Antagonista disse...

Essa "maquiagem" feita na Educação pública, com o único intuito de melhorar seus índices, sem melhorar em nada sua qualidade efetiva, é a coisa mais vergonhosa que existiu no Brasil nos últimos anos... pior e muito mais grave e lesivo que o mensalão.

Valeu.

Pod papo - Pod música disse...

hummm.
eu vou achar que ele está fingindo mas, terei certeza que ele está querendo me conquistar...se ele é realmente romântico, aí eu só vou ficar sabendo com o tempo!

Beijos!